quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tudo Sobre Castração

O que é a castração?

Castração é uma palavra agressiva, mas o procedimento é em uma única vez, ao passo que impedir, a cada cio, que o animal cruze mantendo-o com os instintos para isso, representa uma constante frustração.
A castração de cães e gatos, fêmeas e machos, é uma cirurgia que impedirá a procriação. Ela deverá ser feita por médico veterinário e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral.
A esterilização do macho é mais fácil e mais rápida (a cirurgia dura em média 5 min.), requerendo menos cuidados no pós-operatório.
A esterilização das fêmeas - que consiste na retirada de útero e ovários - requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a completa cicatrização. A cirurgia dura em média 15 min.
Atualmente muitos veterinários utilizam nova técnica para a esterilização das fêmeas, na qual o corte é menor, tornando a cirurgia e a recuperação mais rápidas. Consulte seu veterinário.
Por que esterilizar/castrar seu animal?
Esterilize seus animais e ajude a educar a população sobre essa necessidade, como ato de amor e responsabilidade. Só assim poderá diminuir o número de animais abandonados e sacrificados, evitando-se crias indesejadas - pois a principal causa do abandono é o descontrole populacional.
Uma cadela e seus descendentes podem gerar em 6 anos, 73.000 animais e não existem lares responsáveis para todos e uma gatinha com vida reprodutiva pode deixar até 2.000 descendentes.



Curiosidades Reprodutivas

Após 6 meses, tanto os machos quanto as fêmeas estão aptos à reprodução.
O ciclo estral da cadela é de 180 dias.
O ciclo esro (cio) é de 15 dias.
Menstruação é de 11 dias.
Ovulação é de 4 dias.
Gestação é de 60 dias.
Cada fêmea canina pode ter 2 partos por ano (aproximadamente 16 filhotes por ano).
Cada fêmea felina pode ter até 3 partos por ano, (aproximadamente 15 filhotes por ano).
Vantagens da Castração

Fêmea:
O cio deixa de ocorrer, conseqüentemente não há mais sangramento;
A fêmea deixa de atrair machos e procriar;
Diminui o risco de câncer das mamas e elimina o câncer de útero;
O animal fica mais tranqüilo.
Estará se livrando da piometra (infecção no útero) que atinge em média 60% das cadelas não castradas e cujo tratamento inclui a castração.
Não, as fêmeas não engordam por causa da Castração. Em 30 % dos casos o apetite aumenta, mas se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende a diminuir.
Cadelas e gatas castradas antes da puberdade reduzem em 90% as chances de terem câncer de mama.
A recuperação pós-cirurgia é mais rápida (filhotes com até 30 dias se recuperam imediatamente após o término da anestesia).
Não haverá aumento na tendência a obesidade.
Machos:
É mais simples que nas fêmeas.
Ele continua guardião da casa e da família.
O animal fica mais tranqüilo;
Diminui o risco de fugas atrás de fêmeas;
Diminui a necessidade de marcar território;
Diminui o problema de latidos excessivos e uivos;
Não terá câncer nos testículos;
Estará menos sujeitos a tumores anais.
Não, o animal não fica “boiola”.
OBS.: A incontinência urinária em cadelas e a incidência de obstrução uretral em gatos não aumenta em animais castrados.
Além de todas estas vantagens, sai muito mais barato uma castração que cuidar de toda uma ninhada, alimentação dos filhotes e da mãe, higiene, remédios, vacinas, vermífugos, o trabalho que você terá para conseguir doá-los, e o mais importante, para uma pessoa responsável que não jogue seu animalzinho na rua, sujeitando-o a violência, doenças, a passar fome, etc.
Fonte: Site Quero Um Bicho

3 comentários:

Marlon disse...

Meu deus Di, pra quê arrancar os documentos dos bichinhos, calcule só hehe!!

Vanessa C. Lesnieski disse...

Diana...Isso vamos castrar esses animais para que não fiquem soltos nas ruas.

FRANCIELI APARECIDA DALPIAZ disse...

Diana!!! Animaaaaal essa sua idéia! Espero que você nunca queira me denunciar pelos maus tratos psicológicos aos bichinhos!